quarta-feira, 7 de abril de 2010

Gabarito dos exercícios pàgina 1 à 35

O ESPAÇO MUNDIAL

Página 5
1. A cultura de um grupo social engloba o idioma, o jeito de falar e pensar, os instrumentos, as formas de produção dos bens, entre outros. Em nosso país convivem várias culturas diferentes.

Página 6
3. Exercício de pesquisa, de acordo com a livre pesquisa dos alunos.

Página 9
1. Porque foi descoberta somente no século XVIII pelos europeus. Como já existe o Novo Mundo, chamaram-na de Novíssimo Mundo.

Página 10

2. A Antártica é uma grande placa da litosfera coberta de gelo, ao contrário do Ártico, que é um mar coberto de gelo.

3. A Antártica estabiliza as condições climáticas do planeta. Caso esse continente sofra alterações, como o aumento de temperatura, por exemplo, o derretimento de gelo pode causar sérios transtornos ao clima terrestre. Além disso, possui importantes jazidas de minerais metálicos e energéticos, além de uma fauna riquíssima em seu litoral.

4. Figurando entre os pesquisadores da região, o Brasil desenvolve sua tecnologia e pode até receber o direito de explorar recursos minerais da Antártica no futuro, sem prejudicar o ambiente.

5. Egípcios, gregos, mesopotâmios, etc.

6. A critério do aluno.

Página 11

7. Com auxilio das paginas 7 à 9, descubra os continentes que fazem parte do velho mundo, novo mundo, novíssimo mundo e Antártica. Posteriormente, consulte o mapa da página 4 para saber onde se localizam esses continentes. Por fim, pinte o mapa da página 11 em concordância com a divisão histórica desses continentes.

8. a) América do Norte, América Central e América do Sul.

b) Eurásia

9. a) Oceano Índico
b) Continente americano
c) Oceano Pacífico

Página 12

1. Estado: instituição política que exerce soberania sobre o território de um país. Corresponde também ao conjunto de poderes públicos.

Nação: grupo de pessoas associadas por laços históricos, sentimentos, descendência e, por vezes, pela língua, que se reconhecem como unidade política e vivem num determinado território.

Território: espaço delimitado e apropriado, de forma mais ou menos consciente, por uma comunidade. Num país, é o estado que decide acerca da integridade do território sobre o qual é soberano.

DIVISÕES DO MUNDO – IDEOLOGIA E ECONOMIA

Página 13

Sistema econômico e social baseado na propriedade privada dos meios e da organização da produção, visando ao lucro e empregando trabalho assalariado; funciona pelo sistema de preços e pela lei da oferta e da procura.

Página 18

1. Compreende países capitalistas desenvolvidos, que apresentam tecnologia avançada e grandes reservas financeiras.

2. Países de regime socialista, cujo controle da economia é determinado pelo estado.

3. Países capitalistas subdesenvolvidos, sem domínio de tecnologia de ponta e geralmente exportadores de produtos primários.

a) Ao grupo dos países de sistema socialista. Hoje muitos abriram seus mercados ao capitalismo.

b) O país líder são os EUA. Os países capitalistas desenvolvidos apresentam as seguintes características:
- elevada industrialização e altas taxas de população urbana;
- predomínio das exportações de produtos industrializados e de tecnologia;
- desigualdades sociais internas não-violentas e indicadores socieconômicos favoráveis ou positivos;

Página 20

1. Esse mapa é muito usado para delimitar o mundo rico e o mundo pobre. Nessa forma de classificar e dividir os países em grupos, a Austrália e Nova Zelandia, países do hemisfério Sul, fazem parte da classificação norte (rico), mas muitos países do Hemisfério Norte deveriam ser colocados no sul, segundo o critério de riqueza ou pobreza.

2. Historicamente alguns países europeus desenvolveram tecnologias superiores há vários séculos, impondo sua supremacia econômica e militar sobre outros continentes. O crescimento econômico só contribuiu para que mantivessem as demais nações sob seu domínio.

Página 21

É necessário um sistema educacional eficiente e tecnologia avançada.

Página 23

Balança comercial – diferença de valores compras e vendas de um país, que se modificam de ano para ano. Para qualquer país, o ideal é que a balança comercial seja positiva, ou seja, que as exportações superem as importações.

Superávit comercial – excedente de reservas na balança comercial de um país, ou seja, o lucro com as vendas comparado com as compras em determinado período; significa que as exportações (vendas) superem as importações (compras).

Déficit comercial – saldo negativo de reservas na balança comercial, ou seja, dinheiro gasto mais em compras do que o arrecadado em vendas em determinado período; significa que as importações (compras) superem as exportações (vendas).

Dívida externa –todo dinheiro tomado de empréstimos fora do país em troca de juros com garantia de pagamento no final de prazo definido.

Página 24

América do Sul, Ásia e África.

Página 26

Nos países pobres, esse processo fica cada vez mais difícil, pois, como se percebe pelo gráfico, os pobres estão ficando cada vez mais pobres. Temos que pensar seriamente numa política mundial de combate à pobreza.

Página 28

Na televisão, nos programas de auditório e novelas, a realidade social muita das vezes é camuflada ou mesmo desconsiderada.

Página 29

A situação das necessidades dos indivíduos deve ser feita com justiça, de forma igualitária para todos, de modo a garantir sua sobrevivência.

Pagina 30 – a critério do aluno: Utilize na pintura do mapa as divisões históricas que você conheceu, ou divisões entre países do norte e países do sul. Posteriormente represente na legenda as cores que você utilizou e o nome das referências usadas.


GLOBALIZAÇÃO: MOCINHA OU VILÃ

Página 31

A mensagem é negativa, pois sugere que a globalização não beneficia, da mesma forma, todos os países e as pessoas do globo.

Página 35

1. A globalização pode ser entendida como uma integração econômica entre os países, sendo também informacional entre a maior parte das nações e pessoas do mundo. Atualmente o que destaca a globalização é a velocidade e a disponibilidade das informações existentes. A internet é ícone desse processo de integração mundial.

2. Produtos de consumo com marcas estrangeiras em todos os lugares, principalmente nos supermercados; problemas financeiros gerados pela especulação de grandes investidores nas bolsas de valores; domínio de empresas estrangeiras nos mercados nacionais; falência de várias empresas nacionais; acesso crescente à internet; americanização dos costumes.