quinta-feira, 27 de maio de 2010

Correção dos exercícios da apostila - EUROPA: ASPECTOS FÍSICOS p.52 à 70.

p. 52Oceano Glacial Artico
Mar Mediterraneo, Mar Negro
Montes Urais e Mar Cáspio, Ásia
Oceano Atlântico

p. 53 – a critério do aluno

p. 56 e 57

2. Portugal, Espanha, frança e Itália
Suécia, Finlândia e Russia
Espanha, Itália, Albânia e Grécia
Alemanha, Polonia, lituânia, Belarus, Rússia

3. A vantagem esta centrada na utilização do transporte marítimo e na maior possibilidade para a construção de portos e ancoradouros.

4. a) Diques são barragens, muros de contenção da água; polderes, áreas ocupadas pelo mar depois da drenagem.

b) Não, pois no Brasil não existem áreas abaixo do nível do mar. Áreas como o Pantanal são alagadas temporariamente e voltam a secar.

5. À Holanda.

6. Escandinávia, Ibérica e Balcânica.

7. Para os países que têm as costa voltada para o mediterrâneo, eles representam a saída mais rápida para o Atlântico, que é o oceano mais importante do ponto de vista econômico. Os estreitos de Bósforo e Dardanelos, controlados pela Turquia, também são importantes ligações entre os países da ex- União Soviética e os do Leste Europeu com o Mar Mediterrâneo. Até a Rússia precisa dos estreitos para receber ou escoar mercadorias, especialmente porque as águas do Mar Báltico ficam congeladas no inverno.

P.59 e 60

8. a) As áreas temperadas com maior latitude apresentam temperaturas menores que as áreas tropicais. As regiões polares são ainda mais frias.

b) As áreas tropicais em nosso país apresentam maior variedade de espécies vegetais que as encontradas na Europa, onde predominam pinheiros, como na floresta boreal. Nos climas quentes, as florestas apresentam copas das árvores perenes.

9.
Frio de montanha / Temperaturas mais frias nas maiores altitudes e latitudes

Temperado continental / Inverno seco, verão quente e chuvoso

10. O clima temperado oceânico possui térmicas menores. A pouca variação se explica pela maritimidade. Já o temperado continental possui amplitudes térmicas maiores – durante o dia, o solo aquece rápido; à noite, resfria depressa, provocando quedas acentuadas na temperatura e aumentando a amplitude térmica, em razão da continentalidade.


11. Do efeito de continentalidade (distanciamento do oceano).

p.62

a) A poluição das águas oceânicas e continentais e a chuva ácida.

b) Desmatamento das florestas tropicais, principalmente da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, águas fortemente poluídas no Nordeste e no Sudeste do Brasil, chuva ácida em parte do país.

c) Àguas parcialmente poluídas e desmatamento em áreas tropicais.

p. 64

1. pesquise em casa e traga para correção.

p. 65
Alpes escandinavos / Cadeia do Cáucaso
Montes Urais / Balcãs, Alpes Dináricos, Apeninos, Alpes, Cárpatos
Montes Peninos / Pirineus

3. pesquise em casa e traga para correção.

p. 67

4. A Europa, por ser muito fragmentada do ponto de vista político, possui rios que passam por dois ou mais países, facilitando a integração entre eles. Os rios europeus são importantes não tanto pela extensão, mas pela grande quantidade de riquezas e mercadorias transportadas por eles, os quais são navegáveis em extensos trechos.

5. As enormes jazidas de hulha e a facilidade de escoamento da produção através da hidrovia do Reno até o Porto de Roterdã, na Holanda. A esses fatores associam-se a existência de mão-de-obra e de mercado consumidor.

6. na sequencia: F F V V V F V

7. A chuva àcida.

P. 70

a) Sim. Todos tratam de aspectos da poluição das águas e necessidades das técnicas de despoluição.

b) Sistema de captação e tratamento de esgotos; o controle de lixo doméstico nas ruas que vai para o rio.

c) O texto 3 fala de outro fator, além do esgoto, que contribui para a poluição de rio: o lançamento de lixo nas ruas e nas águas.

9. O Reno é importante porque atravessa terras de potências econômicas como França, Alemanha e Países Baixos. Caracteriza-se pelo transporte de cargas e por ligar pólos industriais da Europa com o Oceano Atlântico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário